Projeto: O Papel da Interdisciplinaridade entre Matemática e Física e sua Influência no Cotidiano do Aluno do Ensino Básico. (Seminário Formativo)


        O  Projeto "O papel da Interdisciplinaridade entre matemática e física e sua influência no cotidiano do aluno do Ensino Básico" foi desenvolvido pelo Bolsista Evandro Riva com seu orientador Professor Doutor Adriano Gomes, o principal objetivos era encontrar uma maneira de aplicar juntamente a matemática e a física para diminuir as dificuldades na aprendizagem de tais matérias. Uma maneira encontrada e mais utilizada no projeto foi a utilização de softwares livres. Logo abaixo você encontra a apresentação do projeto:














Links de pesquisa:

      Aqui temos mais um exemplo, que foi aplicado nos seminários desenvolvidos na UTFPR pelo grupo de bolsistas PIBID do Carlos Gomes que pode ser aplicado usando os links acima e relacioná-los com a matemática:
Propriedade dos Gases
São três: Volume, pressão e temperatura. Estas três propriedades em um gás ideal são relacionados na seguinte fórmula:
pV = NkT
Onde:
P - pressão
V- volume
N- número de moléculas
k-(constante) de valor 1,38 x 10^-23 J/K
T-temperatura
Observando a fórmula em relação as três propriedades, vemos que a pressão é proporcional a temperatura e inversamente proporcional ao volume. Disto podemos fazer as seguintes perguntas:
1) Na expansão isotérmica a temperatura permanece constante e o volume aumenta, o que podemos concluir em relação a pressão?
R: Diminui

2) Se o volume e a pressão permanece constante, o que podemos concluir em relação a temperatura?
R: Permanece constante

3) Com a pressão constante, se aumentar a temperatura, o que podemos concluir em relação ao volume?
R: Aumenta.

     Todas essas questões podem ser resolvidas analisando a fórmula e também utilizando software que se encontra nos mesmos liks acima.
Foto do software "propriedade dos gases" utilizado nas resoluções

Baixe esse softwaredireto no link:
http://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/gas-properties






Nenhum comentário:

Postar um comentário